Polícia faz operação 'Força Total' para reduzir criminalidade no ES

Ação de força-tarefa é comandada geral da PM e será feita a cada 15 dias. Somente na Grande Vitória, serão 700 policiais e 130 viaturas a mais nas ruas.


Polícia Militar no Espírito Santo (Foto: A Gazeta)

para evitar que os números de criminalidade cresçam de forma acelerada, a Polícia Militar e a Polícia Civil vão realizar, nesta sexta-feira (12), a operação 'Força Total'. A ação de força-tarefa, que vai ser em todo o estado, é comandada geral da PM, coronel Nylton Rodrigues, e será feita a cada 15 dias.

Somente na Grande Vitória, serão 700 policiais e 130 viaturas a mais nas ruas, totalizando 1,4 mil policiais e 270 veículos em diversos pontos, principalmente em áreas de comércio. Participarão cinco batalhões e quatro companhias independentes dos municípios de Viana, Guarapari, Cariacica, Serra, Vitória e Vila Velha.
O coronel Alexandre Ramalho, que vai comandar a ação, explica que todos os batalhões e companhias vão fechar a parte administrativa para que os policiais possam ir para as ruas. Áreas comerciais, em que as pessoas mais reclamam com a insegurança, serão os pontos principais.
“Isso vai complementar os serviços operacionais que fazemos todos os dias. Faremos pontos de bloqueio e abordagens a veículos como ônibus e táxi. Estaremos em pontos comerciais e realizaremos cerco tático, ou seja, posicionar as nossas viaturas em pontos estratégicos para que sirvam como referência para as comunidades. Servirá também para que o infrator tenha receio de cometer abordagens a veículos, por exemplo”, comentou.
O coronel acredita que a operação também vai aproximar ainda mais a comunidade dos policiais. “Quando se encerra o expediente administrativo para colocar os policiais na rua, a gente vê isso como positivo, pois é uma proximidade com a comunidade”, afirmou.

Parceria
A Polícia Militar vai fazer uma operação integrada com a Polícia Civil em bairros com risco social para capturar criminosos com mandado de prisão em aberto e cumprir mandados de busca e apreensão. A ação começou às 5h desta sexta.
“Iremos em bairros com risco social visando a busca e captura de homicidas, que estão com mandado em aberto e criminosos em geral com mandando de busca e apreensão”, disse.
Somente às 14h é que a Polícia Militar vai fazer a ação de forma independente. Os policiais militares serão distribuídos em diversos bairros, principalmente em pontos comerciais. Como dito pelo coronel, serão feitos pontos de bloqueio e abordagens a carros, ônibus, coletivos e táxi. A operação será finalizada às 20 horas.
O coronel reforça que esta é a terceira operação “Força Total” e a previsão é que de 15 em 15 dias outras sejam realizadas.

0 comentários:

Postar um comentário